O fim do boleto sem registro

O ano de 2017 não começou ainda, mas suas mudanças já chegaram ao setor financeiro, as fraudes aumentaram num ritmo tão grande nessa área que o Banco Central exigiu uma medida rápida dos bancos para amenizar essa situação. Assim o Projeto Nova Plataforma de Cobrança, da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) entrará em vigor e não serão mais aceitos boletos sem registros.

A Clubesix preparou um informativo pra te deixar por dentro de todas essas mudanças.

Segue um resumo das novas regras do Projeto Nova Plataforma de Cobrança:

- Banco cobrará taxas mais altas, como registro, liquidação, permanência e baixa;

- Não serão mais aceitos boletos sem valor ou sem vencimento;

- Vai haver mais estornos automáticos por inconsistência. O estorno ocorrerá automaticamente na compensação ou imediatamente no pagamento (caso o pagamento seja feito no banco emissor do boleto);

- Ao emitir ou alterar um boleto você terá que registrar no banco usando um arquivo CNAB 240 ou 400. Terá de aguardar a confirmação que vem em um arquivo retorno CNAB 240 ou 400 no dia seguinte, normalmente junto com as baixas;

- Dados cadastrais do emissor e do pagador deverão estar completos – nome/razão social, CPF/CNPJ e endereço;

Em comunicado oficial a Febraban comunicou “A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”.

Todas essas mudanças entram em vigor a partir de janeiro de 2017.

Seja o primeiro a comentar!