Pesquisa aponta que empresas brasileiras estão cada vez mais interessadas em ERP

O Brasil tem um mercado promissor com diversas ideias e profissionais habilitados a trabalhar no setor de tecnologia desenvolvendo soluções para empresas. Inclusive as startups (cujo número cresce exponencialmente) competem acirradamente em um cenário que até pouco tempo não demonstrava muito interesse e confiança em novidades e serviços tecnológicos. Porém, segundo uma pesquisa do Portal ERP, as coisas estão mudando ligeiramente perante as empresas.

De acordo com o levantamento, o Brasil é o 9º maior mercado de software e serviços de TI do mundo, o que pode de fato comprovar a empolgação dos empresários e profissionais do país. E nesta pesquisa, realizada em janeiro de 2017, junto a 4 mil empresas e os 60 ERPs mais utilizados acabou por apontar que no país são utilizados mais de 320 sistemas de gestão diferentes e para diversas finalidades como RH, gestão de estoque, vendas, recolhimento de impostos e outros.

A pesquisa do PortalERP evidencia a gritante necessidade de agilização de processos já que as mãos de obra necessitam apresentar rapidez, o que muitas vezes não acontece, e ganhar tempo é ganhar dinheiro além de economizar e muito em despesas. A implementação de um sistema de gestão apresenta diversas funcionalidades, relatórios e arquivos que podem ser acessados de maneira fácil, economizando gastos com papel e espaço físico para armazená-los. Um ERP pode realizar diversas funções para gerenciar qualquer processo possível, mas é claro que é necessário aplicar vários filtros ao pesquisar um software que possa atender suas necessidades (ensinamos isso nesta postagem).

Segundo pesquisa da FGV, apesar dos tempos de crise, os investimentos em TI não diminuíram. Além disso, a pesquisa ainda informa que o aumento de 1% de investimentos em ERPs e TI geram economia de até 7%.

 

FONTE: O Diário Maringá.