Russo que descobriu erro técnico e salvou o mundo morre aos 77 anos

Stanislav Petrov. É bem provável que você nunca tenha ouvido falar nesse cara, mas fique sabendo que ele era tão importante quanto você possa imaginar. Petrov simplesmente salvou a Terra nos anos 80, mas pouca gente sabe disso.

Petrov, que faleceu nesta segunda-feira (18) aos 77 anos, era coronel das forças de defesa aérea na antiga Rússia soviética em 1983. No dia 26 de setembro daquele ano ele era o responsável por supervisionar o sistema chamado Oko ("olho" em russo) que monitorava e alertava se caso os Estados Unidos lançassem um míssil e como aquela era a época da temida Guerra Fria, o iminente alarme causaria pânico. E acabou acontecendo.

Logo depois da meia-noite, o Oko soou o alarme apontando um míssil que teria sido disparado pelos americanos e os oficiais foram à loucura total. Petrov, que desconfiava de um mau funcionamento do Oko, mandou todos que todos se acalmassem. O problema é que um segundo alarme soou apontando mais quatro mísseis vindo do território americano e a única coisa que o Oko mostrava na tela era um comando para iniciar o contra-ataque.
 

Imagem relacionada
Petrov em cena do filme O Homem que Salvou o Mundo

Os supostos mísseis iriam atingir o território soviético em cerca de 30 minutos e Petrov tinha, segundo o protocolo, 15 minutos para avisar o líder soviético Yuri Andropov, que aquilo estava acontecendo e iria iniciar disparos contra os Estados Unidos. E se isso acontecesse, bem provável que você não estaria lendo este texto agora, porém Petrov insistiu que o Oko estaria errado e aquilo não poderia ser real.

Petrov verificou o sistema, ainda agarrado em sua poltrona na esperança de aquilo ser apenas um engano, não alertou Andropov e de fato constatou que o Oko estava passando por problemas técnicos de reconhecimento por satélite, confundindo reflexos solares em nuvens que passavam pelo território americano com mísseis. Assim, o aviso de alarme falso foi enviado a todos, o contra-ataque não foi disparado e a Terceira Guerra Mundial não aconteceu.