"Os robôs podem começar uma guerra", diz Elon Musk sobre avanço de inteligência artificial

Os avanços das tecnologias de inteligência artificial e robótica estão caminhando a passos largos e cada vez mais emparelhados. Com a automatização dos meios de produção e as diversas utilidades que um robô pode ter, é basicamente inevitável que em breve os autômatas terão suas próprias IAs mais avançadas. Porém há quem não ache isso uma boa ideia.

O fundador das empresas SpaceX e Tesla, Elon Musk, afirmou em um debate na Associação Nacional de Governadores que em breve os seres humanos poderão se ver ameaçados pelos robôs. "Os robôs podem começar uma guerra, publicando notícias falsas, falsificando contas de e-mail e manipulando a informação". Para Musk a corrida tecnológica pode acabar virando uma espécie de Guerra Fria e os desenvolvedores e empresas de tecnologia podem acabar se esquecendo das medidas de seguranca e do perigo que uma inteligência artificial muito avançada pode oferecer.

E como ele poderia afirmar algo assim? Segundo Musk, ele tem acesso a inteligência artificial avancada e "sabe do que está falando". O empresário acredita que uma forma de conter um desatre seria uma espécie de controle governamental.