Startup do Brasil usa inteligência artificial para encontrar empregos para profissionais de TI

Assim como qualquer outro profissional especializado, pro cara de TI não é difícil buscar por uma vaga sem que demande uma bela paciência. Ainda mais no Brasil em que a área de tecnologia está defasada em mais 160 mil vagas no setor de tecnologia. Agora imagine que há uma forma de encontrar vagas na área de tecnologia usando a própria tecnologia. Sites de emprego? Não, melhor.

A Contratado.me, startup brasileira criada por Lucas Mendes, de 33 anos, em parceria com o australiano Lachlan de Crespigny, de 32, usa big data e machine learning para otimizar o recrutamento de profissionais. Basicamente eles invertem o esquema usado em vários seites de emprego: ao invés de levar em conta o que a empresa precisa, o sistema usa as ncessidades do candidato para encontrar uma empresa compatível.

Queremos transformar a forma como empresas e talentos de alto potencial se conectam. Hoje em dia isso acontece mais por indicação e consultorias operam de forma muito offline. Os sites de vagas são uma espécie de classificados de jornal, só que online. Acho que conseguimos transformar esse modo de conexão”, falou Mendes ao IDG Now!.

Por meio de um algoritmo fixado em uma inteligência artifical, a Contratado faz uma espécie de triagem com os currículos inseridos na base (de forma gratuita) e já compara com habilidades, experiências e universidades demandadas pelas empresas com o intuito de encontrar os melhores funcionários para as melhores vagas nas melhores empresas. Ainda assim, apenas 5% dos currículos passam por essa triagem.

“Não gostamos da ideia de que tem uma pessoa que diga qual currículo é bom ou não. Preferimos usar os dados das empresas dentro do nosso marketplace para atribuir uma pontuação dentro do currículo”, afirma Mendes. 

Depois da triagem, os mais candidatos que são selecionados passam para uma etapa em que realizarão testes para mostrar sua capacitação para preencher as vagas. Para Mendes, esse tipo de seleção garante um melhor resultado e compatibilidade para a empresa quando procura um funcionário e vice-versa. 

A Contratado afirma que mais de 100 mil profissionais já estão cadastrados na base junto aos 5 mil recrutadores (como Natura, Via Varejo, Monsanto) e já foram realizadas mais de 10 mil ofertas de emprego. Mendes afirma que o objetivo para este ano é fazer a Contratado dobrar de tamanho. "A gente oferece ferramentas para facilitar o processo de contratação das empresas. Mas não fazemos entrevistas, a parte comportamental. Seria arrogante achar que conseguimos dar essa resposta cultural para todas as empresas

 

FONTE: Computer World.