16 dicas básicas muito importantes para segurança na internet
Como já é falado várias vezes em várias notícias, tutoriais e artigos, a medida que a tecnologia avança, as formas de burlar a segurança de terceiros avança proporcionalmente. Mas uma forma interessante para se manter longe e o mais seguro possível de ataques ou invasões é saber como se proteger nos dias de hoje em que ser hackeado e ter informações, contas e arquivos roubados.
Assim, listamos 16 dicas de segurança bem simples para prevenir possíveis ataques.
1- SEMPRE TERMINE UMA SESSÃO CLICANDO EM "SAIR" OU "LOGOUT"
Fica até meio óbvio entender esta dica pois como muita gente sabe, simplesmente fechar uma guia ou o navegador todo pode não encerrar uma sessão onde o usuário fez login. O recomendado é realmente terminar a sessão clicando no botão correspondente.
2- ELABORE SENHAS DIFÍCEIS
Já postamos aqui no site da Clubesix que uma resolução do Nist (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, órgão de padronização dos Estados Unidos) havia sido revogada pelo seu criador e esta resolução falava justamente da mistura de caracteres para tornar uma senha segura. Bill Burr, seu criador, falou recentemente que se arrependeu destas resoluções e afirmou que uma senha mais longa apenas com letras às vezes pode ser mais segura que senhas curtas com diversos caracteres diferentes.
Pode ser que seja verdade, mas o recomendado é criar um misto. Elabore uma senha longa com uma mistura de numeros e letras pois assim ela se torna mais difícil de ser descoberta.
3- ATUALIZE OS NAVEGADORES
A questão dos navegadores ainda gera pano pra manga em diversas questões, tanto performance quanto segurança. Mas é óbvio que, apesar da preferência do usuário, os navegadores precisam estar atualizados na última versão possível pois essas atualizações geram novas rotinas de segurança baseados em novas espécies de ameaças.
Essas atualizações costumam ser automáticas, mas sempre verifique na barra "Sobre" se há alguma atualização disponível ou se já está atualizado.
4- SEMPRE MANTENHA ATUALIZADOS O ANTIVÍRUS E O SISTEMA OPERACIONAL
Como falado anteriormente na questão de navegadores, as atualizações de antivírus sempre chegam com medidas de combate e prevenção de novas ameaças, assim como o sistema operacional. Evite ao máximo adiar reinicialização da máquina para instalação de atualizações e sempre verifique as atualizações disponíveis do antivírus.
5- PRECAUÇÃO COM DOWNLOADS
Um arquivo baixado da internet pode conter escondidos vários "presentes" indesejáveis. Malwares podem acabar invadindo sua máquina através de um simples download ou a partir do momento em que algo é instalado na máquina. Portanto sempre verifique a origem do arquivo, se ele possui mais de uma extensão, se o tamanho é suspeito para o tipo do arquivo.
Também tome cuidado com sites que oferecem arquivos e softwares para download a serem instalados pois na maioria das vezes eles são apenas para instalar arquivos maliciosos nas máquinas de usuários desavisados. Assim, acompanhe todas as etapas de instalação e rejeite qualquer oferta do tipo
6- NÃO USE SOFTWARES PIRATAS
Lembra daqueles famosos avisos comuns que o Windows envia quando a máquina está com um sistema operacional não licenciado? É basicamente isso. Mas não só sistemas operacionais são alvos de pirataria, assim como jogos, aplicativos e muitos outros. Estes mesmos arquivos que podem te livrar de pagar uma nota, podem te dar uma dor de cabeça que talvez o faça gastar o dobro do valor do produto original em uma assistência técnica.
7- CUIDADO COM CORRENTES E LINKS EM REDES SOCIAIS E MENSAGEIROS
Você provavelmente já deve conhecer várias correntes que são enviadas pela internet, no Facebook, Twitter ou até mesmo em aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou o Telegram. Essas correntes muitas vezes possuem links suspeitos e em grande parte dos casos, são enviados automaticamente por usuários cujas contas foram infectadas para disparar estes links a fim de infectar outras contas. Desconfie das prévias e estruturas dos links e apenas acesse em caso de link seguro e conhecido.
Exemplo de link com vírus em redes sociais
8- DESCONFIE DE E-MAILS SUSPEITOS
Recebeu um e-mail de cobrança, convite ou algo da qual nunca ouviu falar? Nem esquente a cabeça com isso, apenas ignore. Esses e-mails são disparados por pessoas que provavelmente compraram listas para enviar campanhas maliciosas. Assim, se não sabe do que se trata, dispense e denuncie.
9- NÃO ACESSE SITES DUVIDOSOS
Como falado no tópico acima, sempre desconfie de alguns links estranhos que receber, seja no Facebook ou por email. Mas é fácil detectar esse tipo de site que tem por objetivo infectar usuários, roubar contas ou informações. Veja:
- Sua temática é muito apelativa, explorando conteúdo erótico, hacker ou de jogos de aposta, por exemplo;
- O site abre automaticamente várias páginas ou janelas com banners;
- Seu endereço (URL), não raramente, é complexo ou diferente do nome do site;
- O site exibe anúncios que oferecem prêmios, vantagens ou produtos gratuitos;
- Exigem download de um programa ou cadastro para finalizar determina ação.
Esses sites costumam também abrir popups para execução de downloads ou cadastros. Feche e não volte mais.
10- VERIFIQUE OS ANEXOS DOS E-MAILS
A grande parte dos e-mails recebidos vem com alguns anexos que são padrões como assinaturas ou até mesmo algo que já era esperado pelo destinatário. Se algum arquivo for inesperado, tiver nomenclatura ou extensão estranha, nem sequer abra.
11- ATENÇÃO AO FAZER COMPRAS EM SITES
Outro caso é roubo de dados e valores quando se trata de compras na internet. Ou simplesmente o famoso calote. Apesar de a maioria dos e-commerces oferecerem formas de pagamento com segurança enquanto outros vendedores apenas atraem clientes para extrair dados ou exigindo um pagamento prévio sobre um produto que nunca será enviado. Sempre verifique se o e-commerce oferece opções seguras de pagamento como o PagSeguro e a reputação da loja no Reclame Aqui.
12- PROCURE NÃO RESPONDER PROVOCAÇÕES
A internet é um âmbito maravilhoso mas é propenso a divergência de ideias e pode se tornar um verdadeiro ringue de boxe em alguns momentos. Evite responder a provocações para que não acabe revelando informações valiosas sobre si no calor do momento. Além disso, um provocante pode acabar passando dos limites da discussão e, trazendo para o lado pessoal, acabar por acarretar em uma série de problemas como perseguição ou até mesmo invasão.
13- MANTENHA SUAS INFORMAÇÕES SEMPRE SIGILOSAS
Em redes sociais, principalmente, existem vários tipos de pessoas e por pensar que a maioria delas está ali apenas para recreação e diversão, muitas delas acabam por relaxar e revelar informações valiosas sobre si ou outrém. Sendo assim, jamais revele esses tipos de dados como endereço, fotos da fachada de casa, placa do carro, número de telefone, conta bancária e outros pois podem ser utilizados por outros usuários maliciosos para os mais variados fins.
14- ATENÇÃO AO REALIZAR CADASTROS OU PREENCHER FORMULÁRIOS
Existem sites que exigem um preenchimento de formulário para que o usuário possa usufruir de alguns de seus serviços. Mas preste atenção aos detalhes que eles pedem. Dependendo do site e do serviço, não há de fato necessidade de saberem informações como CPF ou conta bancária. Caso o formulário pareça invasivo demais, procure outro site que ofereça o mesmo serviço sem que precise fornecer tantos dados assim.
15- OPTE POR UTILIZAR VERIFICAÇÃO DUPLA
Várias empresas, como Google, Apple e Microsoft, oferecem em seus serviços a opção de verificação em duas etapas (two-factor authentication). Com ela, você deve informar um código após efetuar login, do contrário, não terá acesso ao serviço, mesmo que digite a senha corretamente. Ou seja, basicamente você deverá inserir senha duas vezes, o que dobra a segurança da sua conta pois caso sua senha seja descoberta, o invasor não terá acesso ao código de verificação.
16- EVITE REDES WI-FI PÚBLICAS
Todo mundo fica alegre quando acha uma rede wi-fi aberta quando sai pra algum lugar e justamente por ser algo muito raro que você deve ficar desconfiado. Algumas podem ser iscas para capturar dados dos dispositivos conectados a ela. Outras podem direcionar para sites falsos. Desta forma, sempre opte por usar redes de lugares e empresas conhecidos.
VIA: Info Wester.
Conte-nos o que achou desta publicação