6 motivos para abandonar de vez a contabilidade manual
Para se ter uma mínima noção do que começaremos a falar daqui pra frente, foi na Revolução Industrial que algumas mudanças começaram a ocorrer. A substituição de homens por máquinas e o fechamento de postos de trabalho foram danos colaterais necessários para o progresso. E mais de 200 anos depois estamos vivendo uma nova época de intervenção e revolução tecnológica e digital onde o primordial é automatizar os processos e capacitar pessoas para condução destas funcionalidades.
O que está em processo agora é a chamada substituição de tecnologias. Com o crescimento do mercado de tecnologia da informação, a cada dia surgem sistemas novos e novos métodos de trabalho para alavancar cada vez mais as estruturas do mercado de trabalho, mas apesar disso a figura do contador permanece intocada e insubstituível. Sendo assim, apegar-se a formas antigas de contabilidade, se afundando em montanhas de papel pode ser um dos freios que não deixam o carro que é seu escritório ganhar velocidade e vencer a corrida.
Ainda nos tempos de inovações digitais e criação de sistemas para dar um fim em processos demorados, muitos contadores ainda apostam em maneiras ultrapassadas de se exercer a contabilidade, seja pela confiança nos antigos métodos ou pelo costume. Porém, vamos apontar 6 razões pelas quais você contador manual deve começar agora a adotar maneiras automáticas, confiáveis e muito mais rápidas de fazer o seu trabalho.
1- PRODUTIVIDADE
Com a automatrização de processos, um contador pode oferecer muito mais serviço em um pequeno espaço de tempo. Para entender, basta pensar quanto tempo leva para reunir todas as informações contábeis do cliente. Se durar mais que segundos, está perdendo minutos preciosos para trabalhar para seu escritório crescer.
Por isso é indispensável abraçar a integração contábil, adotando sistemas que melhorem a produtividade e acabem com empecilhos como a conta que não bate ou o papel que estava ali agora pouco e sumiu.
2- EFICIÊNCIA
Produtividade é bom mas funciona melhor com auxílio da eficiência. Juntas formam a máquina perfeita que é o contador em questão. Todo longo processo que é feito manualmente, por mais que eficiente pode comprometer sua produtividade. E se sua produtividade não for suficiente, coloca em cheque sua eficiência.
Gerar relatórios manualmente é coisa do passado. Horas de preenchimento papeis antigamente podem ser substituídas por segundos de busca e organização de informações contábeis na sua tela. E de maneira automática com um preenchimento básico de valores previamente. Um banco de dados e informações pré-cadastradas podem ser o mínimo necessário para que um sistema contábil gere relatórios imensos e poupe muito do seu tempo.
3- VALORIZAÇÃO DO TRABALHO
O mercado já é competitivo. Pense que automatizando seu trabalho você já larga na frente daqueles concorrentes que ainda teimam em continuar no processo manual. Já melhorou bastante, certo? Mas ainda tem aqueles que já adotaram a integração contábil. E agora?
Escolha o melhor sistema contábil, pesquise, questione e se reúna. Com a entrega de uma contabilidade rápida, de fácil entendimento e que deixe o cliente satisfeito, o seu trabalho poderá se tornar muito mais valorizado.
4- EQUIPE
Seu escritório é pequeno por hora mas vai crescer. Mas e quando for grande? Mas como fazer com a automatização perante tantos funcionários? Simples: treinamento e motivação. Diante de um sistema automático, o fator humano ainda é tremendamente importante. O funcionário em si deverá entender como operá-lo e entregar resultados satisfatórios porque apesar de automatizado, o sistema não é capaz de adivinhar sozinho quem são os clientes ou os valores em questão.
Vale lembrar também que um processo repetitivo desmotiva um funcionário e um funcionário desmotivado acaba desmotivando outros e assim sucessivamente. Além de tornar seu trabalho mais fácil com a automatização, busque formas de engajar sua equipe, tornando-a incentivada a sempre produzir com eficiência.
5- SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES
Os vírus e maneiras de se adquirir informações sigilosas de pessoas e/ou empresas avançam juntamente ao crescimento da tecnologia. Desta forma investir em segurança é essencial. Ainda mais se tratando de um escritório contábil onde o que está em jogo são informações financeiras de terceiros e tais informações são das mais sigilosas possíveis em se tratando de clientes.
Antivírus, sistemas confiáveis e processos estudados com cuidado podem garantir uma segurança no sigilo desses números e também evita a perda dos mesmos.
6- RELAÇÃO COM CLIENTE
Em uma época automatizada, é praticamente ultrapassado ficar horas com o cliente no telefone discutindo valores e/ou adquirindo informações de qualquer coisa que precise ser registrado ou movimentado. Mesmo automatizando seus processos e tendo mais tempo livre para isso, não significa que deve usá-lo desta forma e assim perder o tempo que ganhou.
A tecnologia permite abrir novos canais de comunicação, como e-mail, WhatsApp, Skype e Hangout. Isso ajuda a criar uma parceria sempre importante com o empreendedor. De quebra, o inspira a ter maior confiança no seu trabalho. Além de que existem softwares de integração contábil e mapeamento de processos que permitem a comunicação interna do cliente com o escritório, como o SuperSix, desenvolvido e oferecido pela Clubesix Tecnologia (conheça mais aqui).
Percebeu como é bem melhor automatizar tudo? Melhor ainda se você conseguir dar um fim naquele tanto de planilhas de controle que você tem na sua máquina e acaba se perdendo pra localizar. E o nosso SuperSix faz isso com uma função primordial de acabar com as planilhas e a perda de tempo na hora de processar informações, além de oferecer um acesso para área do cliente tornando a comunicação e transferência de informação mais direta e segura.
Se ainda tem dúvidas e quer contratar nossos serviços, fazer um orçamento ou agendar uma visita, contate-nos pelo email contato@clubesix.com.br ou pelo WhatsApp (11) 94499-2199
Conte-nos o que achou desta publicação