7 passos para aumentar o alcance e engajamento de sua página no Facebook
O Facebook é a maior rede social no momento. Com quase 2 bilhões de usuários em todo o mundo, a rede social criada por Mark Zuckerberg em 2004 também funciona como veículo de divulgação e trabalho para milhares de empresas de diversos setores sendo sempre um local formidável para divulgar seus produtos e serviços. Só que ultimamente não tem sido bem assim.
Desde 2013 o Facebook vem rearranjando seu feed de notícias e encontrando maneiras de lucrar com a presença de empresas e marcas em sua plataforma. Sendo assim, com essas mudanças, as postagens e envolvimento de fãs e seguidores vem diminuindo drasticamente. Segundo o Olgivy, o chamado alcance orgânico das páginas já caiu 49% desde que essas alterações começaram a ser vigentes.
Mas vale lembrar que apesar disso, nem sempre é necessário recorrer ao investimento de grana pra melhorar os resultados já que existem algumas estratégias que podem mudar esse cenário tornando o impulsionamento apenas uma alternativa extra.
1- PUBLIQUE COM FREQUÊNCIA
Ao criar uma página você começa a estabelecer um público. E vamos supor que uma parte deste público espera conteúdo de você enquanto a maioria apenas participa esporadicamente porque recebe as publicações. De certa forma você possui um público fiel, certo? Então sempre procure publicar com frequência, mas lembre-se que qualidade supera quantidade. Além de que lançar muita coisa no Facebook pode acabar te atrapalhando já que nem todos os posts são mostrados para todas as pessoas.
Às vezes fazer repostagens de conteúdo atemporal ajuda. Algumas publicações que deram um bom resultado no passado e que não estejam vinculadas a algum período podem voltar a ser úteis depois de bom tempo já que sua página terá novos seguidores que ainda não viram as coisas mais antigas.
2- CONSIDERE OS HORÁRIOS
Apesar de uma página ou pessoa ter muitos seguidores, isso não significa necessariamente que todas essas pessoas estarão lá visualizando as postagens 100% do tempo, afinal muitas delas estudam, trabalham e essa rotina não permite manter-se online durante boa parte do dia. Por isso deve-se sempre levar em conta os horários. Depois do trabalho, horário de almoço, café da tarde, jantar e fins de semana sempre são os horários em que a maioria dos usuários aproveitam para dar uma olhada em suas redes sociais, principalmente no Facebook.
- Sprinklr: segundo essa pesquisa feita no Brasil e em 2015, os dias de maior audiência no Facebook são de terça-feira à quinta-feira, de 11h às 17h. Os acessos começam a aumentar a partir das 9h da manhã e, aos domingos, existe um pequeno aumento a partir das 20h, até 23h.
- QuickSprout: segundo a pesquisa realizada pelo gigante gringo do marketing de conteúdo, os dias que geram maior engajamento no Facebook são quinta e sexta-feira. O melhor horário para conseguir mais compartilhamentos é 13h, e, para conseguir cliques, 15h. Uma sugestão mais ampla de horários seria entre 9h e 19h.
- Optimizely: os resultados da pesquisa feita pelo blog apontam o horário das 17h, de segunda à quinta-feira, como o horário nobre do Facebook.
3- CONTEÚDO DE QUALIDADE
Nem precisamos adentrar muito neste conceito pois beira o óbvio. Publicando com frequência, em bons horários e conteúdo bem selecionado, o retorno pode ser significante. Também priorize bem o design das postagens, a escrita, a veracidade das informações e o quanto ela poderia lhe agradar se você fosse o público a receber esse conteúdo em seu feed.
4- VÍDEOS
O Facebook vem registrado um aumento significativo de visualizações em seus vídeos desde que implementou um sistema de contagem enquanto o YouTube vem registrando uma diminuição. De certa forma vale muito mais a pena produzir conteúdo em vídeo para o Facebook do que para o YouTube sem levar em conta o sistema de monetização que a plataforma de vídeos do Google oferece e que o Facebook oferecerá em breve.
Lembre-se de produzir um conteúdo interessante em vídeo que não viole as diretrizes da comunidade e evite ao máximo extrair vídeos de outros lugares, outras páginas ou outras plataformas pois o Facebook poderá penalizá-lo com direitos autorais e bloquear sua página.
5- IMAGENS BEM ELABORADAS E CHAMATIVAS
O que causa o primeiro impacto em um link compartilhado no Facebook é a imagem vinculada a ele. Assim como para muitas páginas é muito mais interessante publicar imagens do que apenas atualizações de status. Investir numa construção e design de imagens para torná-la chamativa e agradável é essencial. Evite poluir com marcas dágua imensas, fontes desconexas e mal posicionadas e imagens pixeladas.
Use a criatividade e aproveite o momento. Durante o SuperBowl 2013 ocorreu um apagão e a Oreo publicou uma imagem em seu Twitter aproveitando-se da situação para fazer uma brincadeira. Assim eles conseguiram milhares de retweets sem precisar pagar por um impulsionamento.
6- EVITE O CLICKBAIT
Ah o clickbait, o famoso clickbait. O termo é traduzido literalmente como "isca de clique" e como você deve imaginar não deve ser muito bacana. Alguns sites fazem uso deste artifício para basicamente forçar o usuário a dar o clique e acessar o site criando uma situação na chamada do link do tipo "Quando você ver o que esse cara fez na cozinha, você nunca mais vai querer entrar em uma".
Essa manobra já foi muito utilizada no Facebook há algum tempo e realmente funcionava, mas a plataforma aplicou formas de barrar e punir quem faz esse tipo de chamada. Porém, alguns criadores de conteúdo desenvolveram maneiras de continuar usando o clickbait de maneiras alternativas e irritando alguns seguidores, conseguindo acessos mas perdendo fãs e credibilidade.
7- USE OS GRUPOS
Os grupos, especialmente os bem numerosos, são ótimos ambientes de divulgação. Antigamente retornavam um resultado bem maior mas também sofreram com as mudanças do feed. Porém continuam sendo bons ambientes para divulgar imagens e links mas tome cuidado com a moderação dos mesmos. Busque sempre ter a permissão dos administradores para replicar seu conteúdo em um grupo pois o retorno é sempre interessante.
Sempre procure frequência e qualidade nas postagens para construir um ótimo público e manter um bom alcance orgânico utilizando impulsionamentos apenas em campanhas especiais.
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