Aprenda a se proteger da grave falha de segurança descoberta no WiFi
Nesta segunda-feira pela manhã, especialistas descobriram uma falha que torna qualquer rede WiFi vulnerável a ataques e invasões graças a um erro na configuração WPA2. A notícia caiu como uma bomba por todos os cantos do planeta e despertou total desconfiança dos usuários perante a tecnologia e sabe-se que as fabricantes de roteadores, celulares e aparelhos que recebam e transfiram rede podem levar tempo para trabalhar em uma forma de proteger seus produtos desta vulnerabilidade.
Mas existem formas para se prevenir de invasões na rede WiFi da sua casa ou da sua empresa:
1- ATUALIZAÇÃO DO ROTEADOR
Verifique no site do desenvolvedor do seu roteador se existem atualizações disponíveis. Este processo atualiza o firmware do aparelho o que inclui novas rotinas de segurança e melhorias até mesmo no sinal.
2- ATUALIZE OS APARELHOS
Computadores, celulares, Chromecast e diversos outros aparelhos que recebem e enviam sinal WiFi estão vulneráveis ao problema. Portanto verifique com o desenvolvedor do sistema ou aparelho se há updates a serem realizados e que podem ajudar a proteger a rede.
3- USE O CABO ETHERNET
Não importa a situação, a forma mais segura para acessar a internet é através do cabo Ethernet, aquele azul (ou amarelo). Portanto sempre que puder, dispense o wireless.
4- MUDE CONSTANTEMENTE AS CONFIGURAÇÕES DE REDE
Como um caso de vulnerabilidade desse é bem perigoso, o risco de invasão pode trazer consequências terríveis. Se seu computador possui conexões remotas as chances de extração de dados aumentam e viram um prato cheio para os hackers. Portanto viva atualizando senhas de conexões remotas e rotinas de acesso para que se torne difícil o acesso alheio.
5- UTILIZE VPN
Uma VPN cria um túnel para enviar e receber dados da Internet, protegendo o usuário contra hackers que querem interceptar o tráfego. Nestes casos, as informações que você envia passam por servidores da empresa que fornece o serviço. Portanto escolha bem.
6- DESCONECTE IMPRESSORAS E OUTROS APARELHOS WIRELESS
Se seu computador está conectado a aparelhos que funcionam via WiFi é melhor desconectá-los. Fabrincantes de mpressoras, por exemplo, podem demorar muito para lançar atualizações para combater a falha do WPA2 portanto, até lá, o melhor a se fazer é desconectá-la da máquina.
7- ACESSE AO MÁXIMO PÁGINAS COM HTTPS
A tecnologia HTTPS é a mais segura atualmente em questões de navegação na web. Assim, mesmo que um hacker invada uma instância, a navegação continua protegida. Só que muitos sites ainda não se preocupam com essa função e a maioria não adota a tecnologia. Portanto ao navegar sempre verifique se o site tem "https" no endereço ou se apresenta a mensagem "Seguro" na barra de endereço do Chrome.
Conte-nos o que achou desta publicação