Como o Google faz para mostrar um site nos resultados?
Você tem uma empresa, entende a grande importância de estar na rede mas não tem ideia de como o Google faz para mostrar os resultados quando as pessoas fazem uma busca? Tem um blog e não consegue chegar ao seu público alvo? Quer montar uma loja mas o investimento inicial é meio curto para pagar por anúncios? Essas são questões que todos se fazem todos os dias quando abrem o buscador para fazer uma pesquisa.
A ideia de que estar na internet é importante vai se difundindo cada vez mais entre empreendedores, mas infelizmente muitos deles não tem ideia do que fazer para colocar sua empresa em evidência e acabam deixando de lado ou pagando absurdos em anúncios sem realmente aplicar o básico em seus sites.
O rankeamento orgânico do Google é rigoroso mas é muito mais fácil de se trabalhar do que parece, exigindo apenas uma boa dedicação do administrador do site além de um pouquinho de noções de web e conteúdo. Para isso precisamos entender como ele funciona.
Para poder mostrar sites em resultados, o Google utiliza cerca de 200 métricas de parâmetros de qualidade, como se fosse um checklist. Alguns desses 200 parâmetros já foram divulgados e muitos outros ainda permanecem nas sombras, mas vão sendo aos poucos descobertos em testes realizados por administradores de sites.
E para auxiliar a cumprir esses parâmetros foi criado o chamado SEO (Search Engine Optimization), que trabalha algumas métricas e ajuda o site a ser encontrado. Mas precisamos reforçar que só o SEO não faz o trabalho sozinho pois existem muitos fatores que podem influenciar.
O TRABALHO REALIZADO PELO GOOGLE NO RANKEAMENTO
Como qualquer empresa, o Google quer sempre mostrar bons resultados a seus clientes e com as buscas definitivamente não é diferente. Para isso, o Google possui algoritmo, ou seja, métrica utilizada para entender quais páginas possuem relevância ou não. E esse algoritmo é constantemente atualizado visando sempre melhorar a experiência do usuário. O algoritmo do Google analisa as diversas questões de estrutura e conteúdo para decidir o que vai mostrar para alguém que buscar certo termo. E essas questões de estrutura incluem:
Estrutura principal
A estrutura geral do site em questão é análisada. O visual, ortografia, relevância do conteúdo (principalmente se procede ou não, visando atualmente combater as fake news), indexação, domínio, se há muito spam na tela (propagandas demais, links quebrados), velocidade de carregamento, segurança (HTTPS). Também é extremamente importante registrar sua marca no Google, provar que ela de fato existe para criar confiança tanto para o buscador quanto para quem vai procurar.
O Google também leva em conta o tráfego de visitas. Considera que sites estão criando um público recorrente ou que já tem alto índice de visitantes ajuda a criar relevância pois, na lógica, se um site continuar recebendo muitas visitas algo bom ele tem a oferecer. E se é bom para o Google, é bom para o leitor.
Conteúdo e periodicidade
O conteúdo é um dos fatores principais. Portais que buscam grande número de visualizações optam por falar de assuntos relevantes no momento e utilidades. Como o grande objetivo das gigantes de comunicação da internet atualmente é combater o fake news, a análise de conteúdo acaba ficando mais rigorosa, então veracidade de fatos é extremamente crucial.
A periodicidade entra na questão da atualização do algoritmo que mencionamos logo acima, lembra-se? Como o Google está atualizando esse algoritmo frequentemente, ele analisa toda a base global várias vezes. Continuar produzindo conteúdo ajuda com que o buscador considere seu site relevante por estar sempre se atualizando.
Ao produzir conteúdo sempre se faça as seguintes perguntas: "Eu gostaria de ler isso?", "Eu gostaria de me deparar com este conteúdo na internet?", "Isso seria útil para mim?", "Eu compartilharia isso com outras pessoas?". Se a resposta for um "sim", você está no caminho certo.
É analisado também o tempo que um usuário fica conectado no site, quanto tempo ele leva para fechar uma página em específico além de outros dados como idade, localidade de onde estão acessando e várias outras métricas de público através do Analytics, cujo objetivo é ajudar o administrador a estudar e aplicar estratégias para melhorar os resultados.
Velocidade de carregamento
O Google não vai entregar para você um site que demore para carregar pois ele sabe que você não irá ficar satisfeito com isso, correto? Se você não gosta de sites lentos já entende que o seu também não pode ser. Então é essencial que o mesmo seja leve, carregue depressa e para isso o Google estabeleceu padrões que podem ser testados em PageSpeed Insights.
Hoje o Google também leva em consideração a velocidade de carregamento de um site no celular e se o mesmo é responsivo (se renderiza bem tanto em desktop quanto mobile).
Responsividade
Seu site carrega tanto em computadores quanto em aparelhos móveis? Se sim, perfeito. Se não, hora de aplicar mudanças. A responsividade é necessária para criar a comodidade para os usuários que acessam a internet através de celular, tablets e afins pois muitos deles não conseguem ter acesso a um computador diariamente e precisam de praticidade. Então ter um site responsivo é um diferencial extremamente valoroso.
O Google ainda oferece um teste de compatibilidade mobile para que você possa entender se seu site se enquadra nessa questão.
Certificados SSL e HTTPS
Alguns navegadores (principalmente o Chrome, que é do Google) já mostram quais sites são seguros para o acesso pois o buscador definitivamente não quer entregar resultados que vão causar problemas para o usuário como contração de vírus e outras evetualidades. Para tanto, certificados como SSL e HTTPS também são fatores definitivos atualmente para seu site aparecer em evidência.
Palavra-chave no título
Isso é basicamente do conhecimento de todos que produzem conteúdo para a internet ou gerenciam um site. Manter a palavra chave do artigo ou notícia no título é extremamente importante para que eles sejam encontrados afinal as buscas são feitas primariamente pelas palavras. As métricas correm por trás mas também levam os termos muito em conta.
FATORES QUE ATRAPALHAM UM SITE DE SER RANKEADO
Você pode até fazer muitas coisas boas para auxiliá-lo, mas também precisa se atentar a fatores que podem fazer todo um bom trabalho ir por água abaixo.
Erros de ortografia
Uma escrita impecável é essencial. Se esta premissa não for cumprida, já é um problema gigantesco pois isso também é analisado nas métricas.
Conteúdo copiado
Copiar conteúdo de algum lugar nunca é legal, basear-se nele e citar as devidas fontes sim. Gerar backlinks e referências de sites com qualidade é extremamente benéfico então evite ao máximo copiar textos, imagens e vídeos. O Google pretende mostrar conteúdos específicos para uma certa buscam e conteúdo repetido pode te atrapalhar e/ou atrapalhar a fonte de onde foi copiado, podendo causar inclusive problemas judiciais por direitos autorais. Então atente-se.
Links quebrados e erros de HTML
Os links quebrados são aqueles que não levam a lugar algum no site ou a páginas de erro. Isso é inadmissível e precisa ser urgentemente revisado ou removido do conteúdo, que precisa ser extremamente direto e rico em suas informações. Links quebrados podem ser até entendidos como spam, o que é bem pior do que não ganhar uma visita é ficar em uma lista negra por um tempão.
Os erros de HTML se enquadram na formatação de conteúdo e acabando por mostrar códigos onde deveriam haver apenas textos ou imagens. Atentar-se ao redigir o conteúdo e sempre revisá-lo antes de publicar verificando se tags ou comandos de formatação estarão funcionando corretamente no modo visual.
Deixar o site parado
Inatividade é ruim demais justamente por conta do algoritmo do Google que é constantemente atualizado para melhorar a experiência do usuário. Lembre-se: periodicidade de conteúdo é ouro!
Ignorar a taxa de rejeição
O Analytcs consegue identificar quanto tempo um usuário permanece em um site ou lendo uma página. Quanto mais rápido ele sai, pior é (exceto em e-commerces cujo objetivo é eficiência e rapidez). Ignorar este fato é crucial para deixar o site cair no rankeamento. É preciso estudar estratégias interessantes para manter o visitante entretido sem forçar demais a barra. Preencha o conteúdo com imagens, coloque vídeos, use uma formatação agradável, fontes bonitas.
RESULTADOS A CURTO E LONGO PRAZO
Se você se atentar a construir um bom portal, aplicar mudanças e/ou atentar-se a problemas gerais os resultados podem ser extremamente benéficos. Existem portais que conseguem um bom rankeamento em até uma semana dependendo de mudanças nas métricas e um bom engajamento com seu portfólio online. Então não perca tempo e começe logo a se organizar para encontrar seu público, vender seus serviços e produtos e espalhar sua palavra na rede.
O MAESTRO
O Maestro é uma plataforma de comunicação desenvolvida pela Clubesix que visa ajudar empresas a encontrarem bons resultados orgânicos na internet sendo posicionadas em locais satisfatórios nos buscadores sem precisar investir em anúncios pagos. Somando boas estratégias e dedicação, o Maestro é extremamente útil pois foi elaborado para ser realmente útil para quem quer construir um caminho de sucesso e captar visitantes e clientes.
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