Conheça três indicadores para apontar o valor que o TI tem em uma empresa
Estudos em gestão empresarial apontam uma definição de que o que não pode ser medido não precisa nem pode ser gerenciado. E há quem diga que na área de TI esta é uma afirmação incontestável. Mas será verdade? Atualmente a existência do setor de TI em uma empresa é que é incontestável de fato, porém é difícil medir o quanto o trabalho exercido ali vale.
Existem ferramentas que permitem a um gestor medir o valor de cada área na sua empresa e o quanto ela contribui para seu funcionamento ou crescimento, mas ainda acaba se tornando para o gestor um processo difícil medir o real impacto que o TI tem no negócio além de simplesmente prestar suporte ou solucionar erros corriqueiros. E é exatamente por isso que a área acaba sendo raramente medida em questões de ganho e rentabilidade dentro de uma empresa.
Com o atual fenômeno da Transformação Digital, este problema vem sido solucionado aos poucos e o cenário mudando para tornar o setor de TI muito mais do que um setor de custos para se tornar parte do indicativo corresponsável por P&L, ou seja, inserido nos relatórios de perdas e ganhos e assim estabelecer um valor.
Parte da grande desvalorização do setor de TI deve-se a falta de noção do quanto o trabalho dos
profissionais ajuda nos rendimentos de uma empresa
De acordo com Michael Cardoso, cofundador, sócio e atual diretor de operações da JExperts, para o site CIO, existem três indicadores que podem facilitar a maneira de se medir o valor do setor de TI para uma empresa e mensurar seu impacto nos negócios.
1- Impacto em P&L com Transformação Digital
Este indicador apresenta uma forma de se estudar no que o setor contribuiu para ajudar no avanço dos negócios, a partir de inovações nos processos e no quanto essas inovações fizeram com que as demais áreas ganhassem mais tempo e perdessem menos dinheiro, entre outros. Métricas que fazem parte da Margem de Contribuição e Receitas para aplicação no TI serão mais comuns como:
Receitas provenientes de comércio eletrônico (B2B e B2C);
Ganhos tributários com processos de inteligência fiscal eletrônica;
Retenção de clientes com o uso de Analytics e aprimoramento da experiência do cliente, entre outras possibilidades.
2- Ganhos de escala provenientes de inovação tecnológica
Como dito anteriormente, essas métricas permitem inserir o TI nos lucros da empresa a partir da medição do quanto o setor contribuiu para melhorar os processos e assim permitir mais ganhos e menos perdas. Com este indicador permite-se aprofundar mais na questão em um ambiente mais complexo, buscando desde a recrutação de um candidato aos diversos outros processos.
Além disso o TI poderá participar das rotinas de melhoramento de comunicação e recursos com os clientes e assim gerar mais valor para empresa e consequentemente para o setor.
3. Percentual do Orçamento de TI investido em Transformação Digital
Basicamente a medição do valor do setor de TI será feito a partir do quanto o trabalho dos profissionais acaba por fazer a empresa economizar em processos corriqueiros no total, além dos ganhos com inovações, claro. Recomenda-se para ajudar neste indicador a adoção do Cloud Computing, que está em alta. e o PAAS, permitindo a drástica diminuição de gastos e um grande aumento percentual da participação do TI nas melhorias de negócios em comparação com os custos.
VIA: CIO.
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