O SEO e sua importância para melhorar a indexação de um site e seu rendimento orgânico
Você provavelmente deve se perguntar como sites de busca como o Google organizam os resultados mostrados quando alguém faz uma pesquisa, certo? Por quê o seu site falando sobre um assunto não é mostrado mas aquele outro sim? É normal esse tipo de indagação em se tratando disso.
Esse chamado rankeamento é uma espécie de automação aplicada pelo Google para encontrar para o pesquisador a alternativa mais satisfatória ao apresentar um resultado na rede. Os robôs do Google fazem uma correria imensa a partir do momento em que você dá um Enter na barra de pesquisa: os servidores do buscador iniciam um processo de rastreamento e indexação dos resultados em seu índice. Esse rastreamento é feito nas mais de 30 trilhões de pages armazenadas na web que tenham relação com o termo digitado. Agora imagine tudo isso em questão de milisegundos. É muito rápido.
Uma boa configuração permite uma visualização agradável ao ser realizada uma busca no Google
Mas como o Google classifica o que vai mostrar primeiro além dos anúncios? Utilizando com prioridade o chamado SEO, do inglês, Search Engine Optimization, que é um conjunto de ferramentas que auxilia o Google a encontrar esses resultados, ou seja, se seu site utiliza o SEO corretamente pode ser que tenha mais chances de aparecer na pesquisa.
Visto que esses buscadores também oferecem opções de pagar por anúncios e ganhar prioridade por isso, muitos proprietários de sites não pretendem investir para aparecer nas buscas e portanto procuram se adequar ao SEO para serem melhor rankeados. O Wordpress, por exemplo, apresenta sua própria funcionalidade de SEO mas estas características podem ser inseridas manualmente por Paineis de controle de sites como os dos portais de comunicação desenvolvidos pela Clubesix. Para se adequar ao SEO e aparecer de forma melhor classificada nas buscas, fique ciente que você deve se adequar aos seguintes pontos:
1- Hierarquia de informação (ou heading tags): palavras-chave mencionadas nos títulos (H1) e subtítulos (H2, H3...) são consideradas pelos robôs do Google para encontrar e classificar uma página. Uma estrutura bem montada envolvendo essas palavras e o conteúdo garantirá uma melhor colocação nos resultados. Vale lembrar que portais como os da Clubesix oferecem opções em seu editor de textos para inserir melhorias de SEO, mas ficar ciente da importância disso é primordial.
2- Conteúdo relevante: claro que isso é o mais importante de tudo. Para que seu site agregue importância e apareça em destaque, deve-se levar em conta o que se busca vendo da perspectiva do leitor. Se um artigo ou notícia vale a pena ser publicado, publique. Se não, evite. Uma busca precisa ser pensada para um resultado contundente ser encontrado, lembre-se disso.
3- Link Building (ou links entre páginas): todo conteúdo gerado na internet geralmente é replicado pois pesquisas são feitas para que um texto seja escrito. Portanto é sempre importante que valha a pena dar os devidos créditos para os veículos de onde você sugou tal informação. E isso é identificado pelos robôs do Google, que dão valor nessa ação e classificam melhor a fonte de onde você fez sua pesquisa. Mas no que isso te beneficia se é a fonte que será melhor colocada nos resultados? Ora, estando ciente disto, um dia o seu portal pode ser a fonte e utilizando desta postura, sites que usarem o seu como fonte entenderão que será necessário fazer o mesmo e assim você será beneficiado em troca.
4- Meta tags: um tanto parecido com as heading tags, as meta tags formam a página em si mas nas forma em que serão mostradas nas buscas, como aquele breve descritivo que aparece no Google como um resumo do que a página tem a mostrar em relação ao que foi buscado. Isso é importante pois a busca automatizada classifica esse tipo de organização e estrutura como aceitável para quem quer encontrar um resultado satisfatório.
5- URLs bem estruturadas: acreditamos que URLs bem bagunçadas te deixem confuso ao acessar uma página e ao ver diversos caracteres estranhos na barra de endereço. Isso afugenta o visitante e, pior, atrapalha os buscadores de encontrar um site. Portanto deixe sua URL o mais limpa possível, sem geração de caracteres especiais, apenas texto e traços e sempre opte por deixar ali palavras que condizem com o que está sendo abordado no corpo do texto.
Tomando este tipo de cuidado, fica claro que em breve a indexação ocorrerá de forma mais adequada em relação ao seu blog ou site. Facilitando o trabalho complexo do buscador, você pode acabar conseguindo melhores resultados orgânicos possibilitando que os visitantes venham até você de forma mais prática e rápida e até mesmo obtendo novos clientes e relevância na área de abordagem escolhida.
Vendo em números é realmente impressionante o que a busca do Google consegue fazer
(Foto: Série Design)
O engenheiro do grupo de qualidade do Google, Matt Cutts, produziu o vídeo How Search Works (Como Funciona a Pesquisa) e você pode entender melhor todo esse processo assistindo-o.
COMO O PORTAL DE COMUNICAÇÃO CLUBESIX PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO
Atualmente é indispensável que seu negócio possua um portal para que haja divulgação e explicação sobre seus serviços e produtos, publicar notícias, artigos, vídeos e colocar sua empresa no "mapa". E para tanto é necessário uma ferramenta que atenda essa necessidade de forma profissional e com um visual agradável e atraente tanto para atuais quanto novos clientes.
O site estático pode ser considerado passado em relação a maneira de se produzir conteúdo e divulgar serviços na internet. A Clubesix desenvolve portais com todo um sistema robusto trabalhando por trás e possibilitando que o seu trabalho seja encontrado facilmente pelos buscadores adequando-se ao SEO e consequentemente gerando mais orçamentos, vendas, contratos, acessos e possibilitando um melhor rankeamento e credibilidade na rede.
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