Os maiores problemas encontrados na tecnologia por trás da Black Friday
Todos os anos os consumidores anseiam por esta época. Mesmo que ainda seja alvo de desconfiança e credibilidade por parte dos compradores, a Black Friday e companhia ainda somam montantes incríveis de vendas pelo mundo todo. Mas é no Brasil que se encontra um cenário um pouco alarmante em questão da forma em que essa maratona de vendas funciona.
Principalmente pela internet o fluxo é monstruoso. Vários acessos simultâneos em um site para adquirir aquele celular com imperdíveis 40% de desconto podem acabar sobrecarregando o servidor e derrubando o mesmo, fazendo com que o consumidor procure outro fornecedor e que o vendedor perca dinheiro. E infelizmente este acaba sendo um problema corriqueiro que muitos e-commerces não conseguem resolver.
Um dos maiores problemas da Black Friday é o despache e entrega dos produtos
O pior mesmo é que este tipo de problema acaba batendo de frente com a lei. O Decreto Federal nº 7.962, de 2013, especifica que a loja virtual deve facilitar o atendimento ao consumidor, informando no site os dados de pessoa jurídica, razão social, endereço físico, meios de contato eletrônico além de que seus sistemas funcionem de maneira rígida para aguentar tamanho tráfego.
OS MAIORES PROBLEMAS ENCONTRADOS
Lentidão e queda dos sistemas
Como falado acima, este é o principal vilão de queimas de estoque e promoções. Devido a grande fluxo de visitas e processos sendo realizados, o servidor, se não tiver força o suficiente, vai acabar sobrecarregando e apresentando aquela lentidão chata e até mesmo a queda, o que pode fazer com que o consumidor fique irritado e desista ou acabe ficando sem o produto que queria. O recomendado é investir em ampliação da capacidade de memória do servidor para que ele possa suportar este tráfego.
Preços
Muitas vezes o consumidor vai acessar um site com uma oferta, chega na tela do produto e o preço é outro. Aí acaba batendo aquele susto, certo? Esta questão de preços é geralmente causada por alimentação manual realizada por membros da equipe, porém pode ser de bastante ajuda automatizar a forma que estes preços são gerados. A aplicação de uma lógica ou função ajudaria a reduzir preços automaticamente pelo período que a promoção está acontecendo, mas também vale verificar as consequências que esta lógica acarretaria no sistema.
Informações de estoque
Acessou o site, achou o produto, consta 20 unidades mas quando vai confirmar a compra não consta mais nenhum? Isto é comum já que podem estar havendo vários acessos simultâneos no mesmo produto. Porém, seria bem mais interessante para a plataforma aplicar uma forma de mostrar em tempo real o andamento do consumo do estoque dos seus produtos. E não só para lojas online, assim como também é algo válido para as consultas nos sistemas de lojas físicas que até mesmo fora de datas promocionais está cheio de buracos.
Demora na entrega
Apesar de todos os outros acima, alguns ainda consideram este o pior. Já que as compras aumentam muito, o sistema acaba virando uma bagunça na hora de organizar a fila de entrega e os despaches ficam perdidos chegando a demorar muito tempo além do necessário para serem feitos. O interessante seria integrar o sistema de vendas com o de logística para produzir um efeito de rapidez no agendamento da entrega dos produtos, assim diminuindo o desespero do cliente na hora de esperar pela sua nova aquisição.
VIA: Jornal do Comércio.
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