Veja algumas formas interessantes de organizar os cabos em casa ou no trabalho
Tanto pra quem trabalha com TI quanto para quem apenas consome tecnologia para o lazer, é praticamente impossível não ter que lidar com um tantão de cabos cruzando pra cima e pra baixo onde quer que os aparelhos estejam. E muitas vezes a falta de organização pode acabar atrapalhando no rendimento assim como, em alguns casos, ocasionar acidentes.
Assim, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a organizar todos estes cabos e fios de maneira inteligente ou até mesmo criativa.
PRENDA OS CABOS COM BRAÇADEIRAS
É interessante usar a alternativa da braçadeira, ou o famoso enforca gato. Essas fitas de nylon prendem com bastante força os cabos impossibilitando que eles se soltem facilmente e acabem atrapalhando. Existe também uma alternativa de braçadeira feita com velcro, que torna a organização mais flexível caso sejam feitas diversas mudanças no cabeamento dos aparelhos.
ORGANIZADOR JAPONÊS
O organizador japonês é praticamente uma benção na vida de quem tem um monte de cabos espalhados. É um longo cabinho de plástico com sulcos em espiral para que todos os cabos se tornem um só dentro dele.
SUBSTITUIÇÃO DE CABOS LONGOS POR CURTOS
Se os aparelhos e tomadas estiverem próximos, não há necessidade de os cabos serem longos. Desta forma busque alternativas que sejam mais curtas ou até mesmo reguláveis, algo que pode ser encontrado até em papelarias por preços bastante acessíveis.
Exemplo de cabo USB retrátil. Existem vários modelos e entradas
MÓVEIS PLANEJADOS E ADAPTAÇÕES
Existem alternativas interessantes para quem prefere, ao invés de organizar os cabos com medidas especiais, deixá-los guardados até no próprio móvel em que se encontra o computador e etc. Assim existem os móveis planejados, feitos especialmente para colocação de cabos em locais em que simplesmente não ficarão à mostra ou atrapalhando o usuário.
E também existem as caixas para esconder os fios, principalmente os de carregador e telefone fixo, coisa que você pode fazer em casa sem precisar gastar dinheiro.
Personalizáveis, as caixas podem ser feitas em casa ao gosto e necessidade da pessoa.
Você também pode instalar armações sob a mesa para segurar os fios próximos ao tampo, liberando o chão do cruzamento de cabos e possíveis acidentes.
As canaletas também são uma ótima alternativa para quem deseja esconder fios e extensões atrás da mesa.
As canaletas podem ser feitas de tecido ou mesmo PVC.
NOMEAÇÃO DE CABOS
Para não ficar perdido procurando qual cabo é qual, basta nomeá-los com etiquetas simples.
ARTE COM CABOS
Se você tiver um espaço livre na parede (e muita paciência) pode organizar aquele cabo longo de forma inusitada. Prendendo com fita dupla face ou até mesmo cola quente, é possível fazer desenhos com os fios na parede.
Alguns exemplos do que pode ser feito com os cabos em uma parede.
OUTRAS ALTERNATIVAS
Existem também alternativas mais simples como as canaletas comuns de PVC que podem ser presas nas paredes, enrolamento com durex, o cable station de poliuretano que pode ser fixado a superfícies e etc.
O cable station de poliuretano ajuda a separar um fio do outro na entrada.
Agora que você viu todas essas dicas fica mais fácil evitar tropeçar em algum fio ou perder tempo precioso procurando algum cabo em meio ao emaranhado das instalações, além de deixar o ambiente mais organizado e com uma aparência mais agradável.
Conte-nos o que achou desta publicação