Domínio ".br" completa 30 anos
Todo mundo sabe que, aqui no Brasil, quando acessamos um site costumamos como regra adicionar o ".br" logo no final para termos abrirmos alguma instância em português. Mas o que não sabemos é que o ".br" já é mais velho do que se pensa.
Hoje (18) o domínio está completando seu trigésimo aniversário. E nesses 30 anos de história, foram acumulados mais de 4 milhões de domínios registrados! É muita coisa! Mas vamos voltar um pouco no tempo para entender como isso aconteceu.
O ".br" já existia por aqui antes mesmo da conexão à Internet estar estabelecida no Brasil. No dia 18 de abril de 1989, Jon Postel (IANA), responsável pela atribuição de domínios de topo, atribuiu o ".br" ao grupo que operava redes acadêmicas à época na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Inicialmente o ".br" foi usado para identificar máquinas no ambiente acadêmico, e os registros eram poucos e feitos manualmente.
Quando a Internet foi estabelecida no Brasil em 1991, foi criada uma estrutura de nomes sob o ".br" contemplando os subdomínios "gov.br", "com.br", "net.br", "org.br" e "mil.br" – destinados ao Governo, empresas, organizações sem fins de lucro e forças armadas. Com a expansão da Internet no país na área comercial em fins de 1994, o ".br" passou a crescer rapidamente: de 851 domínios registrados em 1995, alcançava mais de 7.500 nomes no mês de dezembro de 1996. O processo passou a ser automatizado e a marca de 1 milhão de domínios foi atingida em 2006, dez anos após.
E como falado anteriormente, o Brasil já possui mais de 4 milhões de domínios registrados com o ".br" e isso o torna um dos maiores do mundo! Dentre os cerca de 300 domínios de país que existem (ccTLDs), o ".br" é o 7º mais popular.
Uma vantagem e diferencial do ".br" é recente recurso de “redirecionamento de página” do ".br", que contribui para que usuários das mais diversas áreas e aplicações possam escolher uma forma estável e perene para sua identificação na Internet. Ao utilizar o redirecionamento, os usuários do ".br" podem conduzir seu público a páginas de redes sociais, ou a qualquer outra URL, com a flexibilidade de alterar o endereço no momento que desejar, sem perder sua identidade original.
Para mais informações, acesse os sitesdo CGI.br e NIC.br.
Conte-nos o que achou desta publicação