Microsoft do Japão cria fim de semana de três dias e produtividade aumenta
Para testar a produtividade de seus funcionários, a Microsoft do Japão resolveu mudar um pouco a jornada semanal e ver como eles reagiriam em relação a prazos e obrigações na empresa. A fim de que os empregados consigam balancear melhor a vida pessoal e a profissional, a Microsoft resolveu adicionar mais um dia aos fins de semana, totalizando três dias.
O Japão tem algumas das mais longas jornadas de trabalho do mundo. De acordo com uma pesquisa do governo japonês de 2016, parte das empresas exigem que os funcionários façam cerca de 80 horas extras por mês. O país então introduziu uma nova lei este ano, limitando as horas extras legais a 45 horas por mês e 360 horas por ano.
Com a mudança na jornada, a Microsoft percebeu mudanças muito significativas na produtividade. Com três dias no fim de semana, a produtividade cresceu em 40%, os funcionários tiraram 25,4% menos dias de folga durante o mês, imprimiram 58,7% menos páginas e consumiram 23,1% menos energia elétrica.
Tendo apenas quatro dias úteis de trabalho, a empresa encurtou e/ou cortou muitas das reuniões ou as alterou para reuniões virtuais em vez de presenciais. Em um período mais curto de trabalho, os funcionários se viram forçados a aproveitar melhor o tempo disponível.
Conte-nos o que achou desta publicação