Nova versão do Wi-Fi pretende detectar o movimento dos usuários
Foi nos anos 90 que o IEEE, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, começou a desenvolver a conectividade sem fio, chamado simplesmente por W-Fi. Desde então, o protocolo 802 evoluiu e se tornou o que é hoje, o Wi-Fi 6, anunciado pela Wi-Fi.org em 2019. E uma nova versão já está sendo estudada e entrando desenvolvimento.
O Wi-Fi 7 poderá vir com uma nova funcionalidade muito interessante que, embora os roteadores não possuam sensores, possa passar a detectar os movimentos dos usuários no ambiente. De acordo com Paul Nikolich, presidente do IEEE 802, a tecnologia deve atingir outro nível. “[Queremos] detectar o movimento das pessoas de quando elas se deslocam de uma sala para outra sem ter nenhum sensor nelas. A tecnologia também é sensível o suficiente para detectar sua frequência respiratória, porque, ao respirar, você altera as características de radiofrequência e de canal”.
Obviamente que outras funcionalidades básicas também são metas da atualização como melhoria da frequência de conexão, para que várias pessoas possam transferir dados em alta velocidade quando conectadas na mesma rede, mas a detecção de movimento pode ser muito mais útil do que se pensa. “Imagine algumas das aplicações disso. Tenho uma mãe de 93 anos e, se eu colocar um ponto de acesso Wi-Fi (com essas capacidades) em sua casa, poderei dizer se ela está se comportando normalmente ou se caiu”, afirmou Nikolich.
O Wi-Fi 7 ainda está em fase de testes.
Conte-nos o que achou desta publicação