Site do Governo de São Paulo estava secretamente minerando criptomoedas no seu computador
O desenvolvedor da Google, Felipe Hoffa, descobriu nesta quinta-feira (09) ao verificar o código do site do Governo de São Paulo que o portal está usando um código chamado coinhive para minerar criptomoedas com o computador de visitantes.
Acessando o portal Cidadão.sp.gov, o usuário percebe lentidão na máquina por conta do aumento repentino do uso do processador e ao verificar o código fonte da página, a primeira linha que aparece determina o coinhive. E ao que tudo indica, o coinhive usado pelo site do governo minera o Monero, que é uma moeda alternativa e/ou concorrente do Bitcoin e que de certa forma é utilizada de forma bem mais privada.
Desenvolvedor do Google fez denúncia pelo Twitter
Outros casos mais recentes apontam que o o site pay-per-view do UFC e o The Pirate Bay foram descobertos usando uma outra forma de também minerar o Monero com o processador de visitantes.
REPARAÇÃO
Na manhã desta sexta (10) o código fora retirado do código fonte do site e a velocidade de processamento dos visitantes fora normalizada. Segundo assessoria do governo, o coinhive foi inserido graças a uma invasão realizada por um hacker.
VIA: Tecmundo.
Conte-nos o que achou desta publicação