Diferente do esperado, até 2025 a Inteligência Artificial vai criar mais empregos do que eliminá-los
Apesar de temer mais por falhas de segurança em seus projetos e serviços, profissionais de TI tem aquela leve desconfiança em relação ao aperfeiçoamento da Inteligência Artificial, que em 2017 atingiu avanços surpreendentes tamanho os esforços realizados pelas gigantes tecnológicas. Porém, diferentemente do que é esperado por eles, a IA promete mesmo é criar mais empregos do que extinguí-los.
Segundo o Gartner, a partir de 2020 a IA vai criar novos postos de trabalho chegando a incrível marca de 2 milhões de novos empregos em 2025. Svetlana Sicular, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner, afirma que tem sido criado um equívoco em relação ao uso da Inteligência Artificial em processos de automação. "Infelizmente, as previsões mais pessimistas de perdas de emprego confundem a IA com a mera automação, o que ofusca o maior benefício da Inteligência Artificial, uma combinação de Inteligência Humana e Artificial, em que ambos se complementam", afirma Svetlana.
Elon Musk, da Tesla Motors, é um dos maiores entusiastas em aperfeiçoamento de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial melhorará a produtividade de muitos empregos, eliminando milhões de posições do nível médio para baixo, mas também criará milhões de novas posições altamente qualificadas e até mesmo uma variedade de posições de nível de entrada, com baixa qualificação. "Muitas inovações significativas no passado foram associadas a um período de transição de perda de emprego, seguido por um período de recuperação. Então, a transformação de negócios e a IA provavelmente seguirão essa rota", pontua Svetlana.
Mas vale pontuar também que os CIOs e líderes de setor de tecnologia deverão saber balancear o emprego de Inteligência Artificial no mercado, indústrias e/ou empresas com a perda de algumas das funções antes realizadas por humanos concentrando-se em aumentar a quantidade de profissionais habilitados para o uso da IA e enriquecer o emprego das pessoas, reinventar tarefas antigas e criar novas.
Conte-nos o que achou desta publicação