Simples presença do smartphone no ambiente já deixa as pessoas mais burras, aponta estudo
Experimentos conduzidos pela Escola de Negócios McCombs, da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos, descobriram que a simples presença de um smartphone em um ambiente já deixa os usuários mais "burros". O teste foi feito com cerca de 800 pessoas e tentou apurar o quão bem eles realizavam tarefas sabendo que havia um celular no local.
Em um dos experimentos, os participantes deveriam sentar-se em frente a um computador e realizar uma série de testes que demandariam atenção total. A ideia era medir a disponibilidade de suas capacidades cognitivas, ou seja, a habilidade do cérebro de obter e processar dados a qualquer momento. Antes, porém, essas pessoas recebiam, aleatoriamente, instruções sobre o que fazer com seus smartphones. Todas deveriam botar o aparelho no silencioso, mas algumas o deixariam sobre a mesa com a tela virada para baixo; outras, no bolso ou na mochila, enquanto parte delas teria de guardar o dispositivo em outra sala. Como resultado perceberam que todos aqueles que deixaram o aparelho em outro ambiente se saíram melhor nas atividades.
Como resultado, o estudo entendeu que somente de o telefone estar ao alcance das mãos já diminui pela metade a capacidade de raciocínio de uma pessoa. "Sua mente consciente não está pensando no seu smartphone, mas esse processo — o processo de requerer a si mesmo que não pense sobre algo — usa parte dos seus limitados recursos cognitivos", afirmou o professor Adrian Ward.
Outra coisa também notada pelo estudo é que não importava se o aparelho estava ligado ou desligado já que somente sua presença já drena essa capacidade cognitiva.
E se você quiser saber mais sobre construção, administração ou hospedagem de sites entre em contato com a Clubesix no nosso site oficial ou através do email contato@clubesix.com.br.
Conte-nos o que achou desta publicação