Como aplicar segurança em sua empresa de tecnologia
As empresas especializadas em tecnologia, seja de desenvolvimento de sistemas a hospedagem de sites e provedores, vem crescendo gradativamente através dos anos acompanhando os avanços nos hardwares e softwares. E conforme esse artifícios avançam, ferramentas e maneiras de prejudicar e surrupiar informações também aumentam e se aprimoram.
Desta forma, muitos gestores ficam a mercê de ataques de hackers e/ou contaminação de vírus que podem debilitar todo um sistema e prejudicar tempos e tempos de trabalho. Para isso, montamos um pequeno manual para ajudar os donos de empresas de TI a se manterem protegidos de ameaças.
PRECAUÇÕES BÁSICAS QUANTO AO AMBIENTE E EQUIPE
Não basta apenas tomar todos os cuidados sozinho se você tem uma equipe e algum erro acabar passando por um de seus colegas ou funcionários. Vale a pena estabelecer uma rotina de segurança para manter tudo nos conformes e evitar ocorrências não só em empresas de tecnologia mas como qualquer outra.
EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE
Já ouviu falar no famoso ditado "O barato sai caro?". É fato que ele acabe se tornando realidade e no setor de TI isso não é diferente. Na abertura de sua empresa e estabelecimento do setor, é indispensável que se adquira hardware e software de qualidade para o trabalho. Além disso vale lembrar que ambos devem ser atualizados pois conforme foi citado acima, as ameaças avançam com a mesma rapidez das tecnologias. Por esse motivo, é preciso contar com um suporte capaz de assegurar uma estrutura de segurança abrangente e ágil.
SOFTWARES DE DEFESA
Além de investir em bons softwares para automação do trabalho e agilidade, é necesário proteger e bloquear ameaças externas com os chamados firewalls. Aposte em boas alternativas profissionais e também mantenha o antivírus e antimalware em segunda instância.
NUVEM
Uma alternativa interessante para evitar ataques e/ou contaminação de equipamentos físicos e até mesmo liberar espaço útil em disco para outras funções é a hospedagem de dados na nuvem. Desta forma sua empresa mantém dados automaticamente salvos externamente sem risco de que os alvos de uma possível extração de informação acabem danificando os hardwares além de diminuir os custos com a estrutura de segurança interna quanto com a segurança de TI.
FAÇA BACKUP
Agora pense que aconteceu algo errado e você perdeu todas as informações de um trabalho num piscar de olhos. Acredito que em algum momento da sua vida já deve ter acontecido algo do tipo. Para isso é sempre importante realizar o backup de tudo, tanto em disco quanto, se preferir e achar melhor, na própria nuvem.
Seguir esses passos já ajuda sua empresa de tecnologia a funcionar com maior alívio em relação as informações geradas nela.
E se você quiser saber mais sobre construção, administração ou hospedagem de sites entre em contato com a Clubesix no nosso site oficial ou através do email contato@clubesix.com.br.
Conte-nos o que achou desta publicação