Conheça algumas das mais absurdas gambiarras já feitas para resfriar o computador
Muitos usuários se sentem incomodados com a maneira que, quando um programa, tarefa ou até mesmo um jogo está em uso, o computador aquece. E isso é de fato preocupante porque pode acabar fritando o hardware e acabar causando danos a arquivos e ao bolso.
Porém, devido a recursos financeiros limitados (e uma grande loucura envolvida), algumas pessoas acabam apelando para maneiras nada convencionais de aplicar resfriamento na máquina. Conheça abaixo as gambiarras mais bizarras já feitas para que o PC não esquente:
1- RESFRIAMENTO COM CAIXA DE OVO
Como é bem óbvio, a maioria dos notebooks ficam rente as superfícies em que são colocados e a ventilação fica bem precária. E as caixas de ovo com seus sulcos proporcionam espaço para a ventilação. Aí é só colocar o note em cima e correr pro abraço.
2- SUPORTE COM TUBOS DE PVC
Bem engenhoso e até bonitinho. Com um conjunto de canos de PVC e joelhos, você pode montar um suporte que seja até ergonômico e torne a posição do notebook mais confortável além de abrir espaço para a ventilação. Além disso você pode pintar e personalizar pra ficar mais legal.
Aprenda a fazer um suporte clicando bem aqui.
3- ROLHA DE GARRAFA
Nada genial e um pouco mais prático que as anteriores, as rolhas servem para escorar e levantar um pouquinho o notebook para melhorar a ventilação. Porém é de se concordar que as duas anteriores são mais eficazes.
4- REFRESCANDO A FONTE
Aquele momento que você se pega dizendo "como não pensei nisso antes?". Normal, eu também não, mas é bem interessante prender a fonte em frente a hélice de um ventilador e ligá-lo para evitar o superaquecimento.
5- O QUE É A VENTOINHA NA FILA DO PÃO?
Ventoinhas, ou coolers, tem preços variados mas pra quem não tem muita grana, um ventiladorzinho de mesa largado em casa pode ajudar a fazer o serviço. Mas não adianta muito ventilar a máquina e ainda deixar as saídas fechadas.
6- O CONHECIMENTO SE ENCONTRA NOS LIVROS
Fazer duas colunas com livros podem ajudar a ventilar, de fato, e de quebra ainda ligar um ventilador embaixo mas temos que concordar que pra chegar a esse ponto a coisa tá feia.
7- VENTILAÇÃO INTEGRADA
Que tal criar um sistema de ventilação que intensifique a corrente de ar que vai ser direcionada ao PC? Tem um cara que criou uma engenhoca usando um ventilador com um saco de lixo colado em um cano vertical direcionado para a saída de ar do notebook. Caramba!
8- A SIMPLES LIMPEZA
Achou que não iríamos falar dela? Claro que sim, pra melhorar a ventilação basta limpar o interior da máquina pois acumular sujeira atrapalha a entrada e saída de ar e ainda pode acabar estragando o hardware. Mas não vá fazer isso com uma mangueira, pelo amor do bom senso!
9- ADAPTAÇÃO PERIGOSA
Tem corajoso pra tudo. Esse aí resolveu se arriscar e prender com fita adesiva em um dos lados abertos da CPU um ventilador na lateral. O negócio é que ao invés de ajudar, pode acabar atrapalhando ao puxar ainda mais sujeira pra dentro.
10- FICA FRIO AÍ
Colocar gelo embaixo é de fato a pior ideia de todas sem falar que chega a ser radical até demais. Vale lembrar que gelo derrete virando vapor (achou que gelo virava só água? Vai nessa) e esse vapor vai acabar entrando pelas frestas do notebook e, adivinha, virar líquido de novo lá dentro. E aí, tchau e bença pra máquina.
11- BEBEU ÁGUA? TÁ COM SEDE? MELHOR NÃO
Já teve casos de usuários que colocaram uma garrafa com água gelada em cima da área de repouso dos pulsos nos notebooks ou até mesmo sobre a CPU. E sem um sistema bem elaborado de resfriamento, água e eletrônicos não devem se misturar de jeito nenhum. A garrafa pode cair, água pode escorrer e o resultado todo mundo já imagina.
VIA: Sos Solteiros.
Conte-nos o que achou desta publicação