Oito mitos sobre os geeks no ambiente de TI
Você já deve conhecer diversos geeks da cultura pop e imaginar que todos eles são do mesmo jeito. Evitar contato social, passar o dia enfurnado em seus quartos brincando com tecnologia e sempre subestimando as demais pessoas por não serem tão inteligentes por não consumirem o mesmo tipo de entretenimento que eles deve ser alguns dos mitos mais populares que se deve ouvir sobre geeks. Mas na maioria dos casos isso nem se aplica como verdade.
E como a maioria dos geeks adentram no mercado de produção de tecnologia, muitas empresas acabam por contratá-los. Segundo Eric Schlissel, fundador da fornecedora de serviços tecnológicos Geektek IT Outsourcing, os geeks merecem ser tratados com diferença no ambiente de trabalho ao mesmo tempo que se deve respeitar suas diferenças. “Lidar com um geek é diferente de lidar outros funcionários”, afirma Schlissel. “Se os proprietários do negócio quiserem manter os melhores talentos, eles devem tratar seus geeks como uma classe diferente de funcionário. Respeitar suas tendências, dentro da razão, e julgá-los com base em seu produto de trabalho em vez de suas tatuagens”.
De certa forma as pessoas acabam sobrepondo o status do geek como geek acima de sua capacidade de produção. Então seguem abaixo alguns dos maiores erros que se pode cometer com um geek em um ambiente de trabalho.
1- GEEKS NÃO SABEM SE COMUNICAR
Isso não passa de balela. Não precisa ser necessariamente geek pra optar por ser recluso ou ter problemas de comunicação com outras pessoas. Esse é um grande equívoco cometido nas empresas por pensar que esse tipo de profissional tem problemas de se comuncar quando a maioria deles pode ser os melhores no quesito.
“Geeks são comunicadores excelentes, eles apenas não utilizam os canais tradicionais”, conta Chris Kelly, evangelista de open source na GitHub. “Eles preferem comunicar-se de forma assíncrona utilizando ferramentas como os mensageiros instantâneos, sistemas de bate papo em grupo e e-mail. Ligações, reuniões e ‘visitas’ são muito disruptivos ao processo de criação de software. Quando um geek aparenta não comunicativo ou antissocial, ele/ela só está tentando concentrar-se na tarefa em mãos”.
2- GEEKS TRABALHAM RÁPIDO AO CONSUMIR FAST-FOOD
Outra das mais populares conversas fiadas. Achar que um funcionário geek trabalha melhor e mais rápido ao consumir um monte de besteiras além de se isolar para programar e criar projetos enquanto consume café, energéticos e pizza é um grande engano. Raramente é possível que isso aconteça pois no meio de TI, ou em qualquer outro, é necessário um pouco colaboração entre várias equipes, diz Bruce Eckfeldt, fundador e CEO da Eckfeldt & Associates. Aliás, Eckfeldt recomenda uma dieta alternativa contendo frutas e chá de ervas.
3- GEEKS SÓ SAEM À NOITE
Até uns anos atrás este mito era exatamente o contrário ou nenhum. Pessoas costumavam dizer que geeks simplesmente não saem, nem de dia, nem à noite. “Tenho tido mais sucesso deixando as pessoas que administro trabalharem nos projetos quando elas querem, em vez de prendê-los a dias de trabalho com horas corridas de 9 às 5”, conta Nicholas Percoco, Chief Information Security Officer da Uptake. “Eles sempre são responsabilizados por completar tarefas e trabalharem como uma equipe, mas deixá-los fazê-lo no momento em que forem mais produtivos leva a melhores resultados para a empresa”.
4- GEEKS NÃO PODEM SER DESAFIADOS CRIATIVAMENTE
Realmente não se sabe quem teve essa ideia de que um funcionário não pode ser desafiado. Tal desafio não afeta a produção de um atual projeto de maneira que vá o fazer perder a orientação ou concentração, muito pelo contrário. Além disso tais desafios criativos podem fazer com que o profissional encontre uma forma de trabalhar em um projeto que acabe se tornando destacável dos demais. "Você terá um sucesso muito maior se pensar em tratar seus engenheiros como artistas que amam criar coisas lindas e que estão orgulhosos de seu trabalho. Isso, em retorno, ajuda os administradores a compreenderem como criticar o trabalho de um engenheiro os machuca e danifica seu relacionamento de trabalho.", afirma Meredith Munger, diretora da Munger & Co.
5- PARA QUE TRABALHEM MELHOR, DEVE-SE TIRAR O ENTRETENIMENTO DOS GEEKS
Na verdade é um mito para a maioria dos funcionários de qualquer empresa. Quando se tem foco e responsabilidade em suas metas e funções, geek ou não, o funcionário saberá entregar tudo em seus prazos. Tirar a internet ou um meio de relaxamento no meio de toda a estressante carga horária pode até mesmo piorar o rendimento. “A maioria dos programadores trabalha melhor quando possui as melhores ferramentas para o trabalho: computadores rápidos, monitores de alta qualidade, headphones com isolamento de ruídos, cadeiras ergonômicas e qualquer software que precisem”, conta Brian Kelly, VP de engenharia da datawire.io.
“Deixe-os trabalhar sob uma luz leve, deixe-os ouvir a música que quiserem, deixe-os navegar na internet, deixe-os encontrar sua própria musa técnica” afirma Richard J. Sherman, autor do livro Supply Chain Transformation: Practical Roadmap to Best Practice Results (Transformação na cadeia de suprimento: Roteiro prático para os resultados das melhores práticas).
6- GEEKS NÃO LIGAM PARA NEGÓCIOS
Pode até ser que estejam ocupados demais para pensar nisso, mas não é uma verdade absoluta. Muitos profissionais que desenvolvem aplicações e produtos querem saber como o mesmo será visto no mercado, o quanto vale ou chegará a valer depois de um tempo, seu desenvolvimento perante os consumidores ou quanto pode lucrar com aquilo. "Geeks se emocionam com mais coisas do que apenas códigos”, conta Dave Gruber, diretor de marketing de desenvolvimento para a Black Duck Software. "Envolva-os em seu negócio. Você ficará surpreso em o quão interessado a maior parte dos geeks está em compreender toda a perspectiva e irão, ao fim, desenvolver um código mais relevante quando o fizerem".
7- GEEKS SÃO ANTISSOCIAIS
Acho que matamos este miot um pouco acima, mas precisamos explicar mais um pouco como isso acaba caindo por terra. Geeks podem ser sujeitos complicados de se lidar por conta da grande carga de informação que carregam consigo e até mesmo parecer arrogantes, mas não na maioria dos casos. “Acho que o maior mito é o de que geeks são antissociais”, conta David Jessurun, diretor da Mo & Mo. “De fato, um dos melhores caras que já tive em uma de minhas equipes tinha apenas um grande problema: eu tinha que constantemente acha-lo e afastá-lo de garotas bonitas de outros departamentos—e elas dele”.
Na verdade os geeks podem ser as pessoas mais sociáveis possíveis justamente por conta do amplo conhecimento de áreas que possuem podendo adentrar qualquer grupo com facilidade. “Introvertidos não expressarão sua necessidade de contatar pessoas, eles podem até mesmo resistir à atividade social”, diz Scott Crabtree, diretor de operações da Happy Brain Science.. “Mas a ciência sugere que ambos os introvertidos e os extrovertidos se beneficiam enormemente do contato social. Fornecer oportunidades para que os geeks tenham mais interações sociais aumentará a felicidade dos mesmos e, portanto, sua produtividade, criatividade e saúde”.
8- GEEKS SÓ SE IMPORTAM COM SOLUÇÕES TÉCNICAS
“Geeks constroem coisas, e não há maior sentido de conquista do que ver o aplicativo deles ser lançado e utilizado”, conta Nikki Garg, COO da Icreon, uma empresa de consulta e desenvolvimento. “Dê a eles a visibilidade, exiba fotografias ou material de promoção do projeto, compartilhe as estatísticas de utilização e conta as histórias em reuniões ou eventos da equipe interna. Não se esqueça de celebrar as vitórias junto”.
Muitas empresas usam da ideia de que geeks só ligam pra tecnologia pra justamente pagar menos e fazê-los trabalhar desproporcionalmente mais, fato que não bate com a realidade. Como dito por Garg, os geeks se importam com todo o processo de produção, desde a criação do projeto, o desenvolvimento, os problemas e soluções e como falado no sexto tópico, os negócios.
FONTE: CIO.
Conte-nos o que achou desta publicação