Transformando TI em Tecnologia de Negócios, o TN
A Tecnologia da Informação já é uma ferramenta crucial para o funcionamento dos negócios e fornecendo ajuda para parametrizar processos, serviços e padrões dentro de uma determinada empresa. Mas o atual desafio é tentar converter esta tecnologia em uma nova, a Tecnologia de Negócios.
Apesar de ser um termo meio novo, a sigla já está difundida em meio a evoluções tecnológicas nos últimos anos e o intuito é demonstrar uma forma de como a tecnologia pode melhorar os resultados em empresas de grande porte. Algumas delas já estão realizando a migração para esse nível na prática, utilizando conhecimento para apoiar o negócio e fazendo interface não apenas com o usuário, mas com toda a empresa.
O maior desafio neste quesito de transformação é mudar a mente do profissional de tecnologia, que deve parar de ver o TI como uma ferramenta de tecnologia tradicional e passar a pensar nele como uma ferramenta inclusiva para negócios. E o papel do CIO é analisar precisamente os indicadores e escolher a tecnologia certa para suportar a operação, além de ter uma boa visão de futuro. Ele precisa avaliar de perto como os investimentos em TI influenciarão no desempenho do negócio e deve ainda planejar as estratégias junto com o restante da empresa, traçando um caminho de crescimento contínuo e sendo parte dele.
Os CIOs hoje em dia ainda segregam muito a sua área das demais na empresa, vendo todos os setores de maneiras diferentes e é exatamente isso que precisa acontecer para que a implantação da TN corra bem. Além de que a nível de comparação pode-se dizer que o TI está engatinhando quando os negócios já são controlados inteiramente por softwares automatizados. "Enxergo que o CIO possui papel extremamente relevante diante dos desafios da transformação digital.", afirma Alexandre Paoleschi, CEO da Konics.it.
Pesquisas recentes do Gartner Inc.: Tecnology Research mostram que 80% dos CEOs têm iniciativas de modelos de negócios digitais, mas somente 70% deles têm um líder digital e, desses, apenas 20% deles são CIOs. E mais: 40% dos CEOs acham que os CIOs têm habilidades para ser o líder digital, enquanto apenas 10% deles mencionam o CIO como fonte primária de informação. Assim podemos entender que os CIOs estão ainda pensando limitadamente em sua área enquanto os CEOs é que tomam a frente em relação de negócios digitais.
Porém, vale lembrar que os CIOs não dispõem de ferramentas que os auxiliem no acompanhamento de negócios com outras áreas da empresa possuem. Desta forma fica vago e complicado para os profissionais tomarem frente nesta transformação, quando deveria haver uma integração de áreas para que eles tenham maior acesso a informação para tomar partido na transformação de TI em TN.
Fonte: CIO.
Conte-nos o que achou desta publicação